Home / Tratamento / PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO

O consumo de substancias psicoativas se tornou um sério problema para a sociedade atual, resultando em diversos problemas psicológicos e sociais, como a desintegração familiar, depressão, violência, acidentes de trânsito, além de muitas vezes estimular a criminalidade como furtos e roubos, para adquirir a substância psicoativa, dívidas com traficantes e pôr fim a manutenção do tráfico de drogas.

Diante de tal quadro, percebe-se a necessidade de ações voltadas para a prevenção, controle e tratamento das pessoas com transtornos por uso de substancias psicoativas.  A dependência causa um sofrimento físico e psíquico, e sua vida é afetada de forma significativa, afetando também vínculos familiares e sociais. Diante desses fatos percebe-se que o tratamento da dependência é uma ação delicada e complexa, que exige a participação de profissionais qualificados, métodos eficientes que respeite as particularidades do sujeito e considerando-o em sua totalidade, biopsicossocial.

O plano de trabalho da Fazenda de Recuperação Uma Nova História vem com ações dinamizadoras, que auxiliam pessoas com transtornos por uso substâncias psicoativas e suas famílias no processo de tratamento: romper com ciclo de uso substancia psicoativa; recuperação: fortalecimento do indivíduo enquanto sujeito, protagonismo, autoestima e independência; readaptação social: fortalecimento e construção de novos  vínculos, acesso à cultura,  elevação escolar, capacitação profissional, e retorno ao mercado de trabalho.

A comunidade terapêutica proporciona a pessoa com transtorno por uso de substancias psicoativas, de forma voluntária, o restabelecimento da disciplina, das regras e normas individuais e coletivas, que lhe foi tirado pelo uso das substancias psicoativas provocadas no sujeito. Acrescenta-se também a atividade pratica inclusiva, sociabilidade, a espiritualidade, atividades terapêuticas, atividades culturais, atividades educativas, atividades físicas e esportivas e profissionalizante.

Todos esses procedimentos são devidamente adequados aos princípios constitucionais de administração pública, quais sejam: 

Legalidade: O acolhimento da pessoa com transtornos por uso de substancias psicoativas está previsto na Lei 11.343/2006, a partir do art. 26-A.

Impessoalidade: A comunidade terapêutica oferece seu serviço aos munícipes de Sertãozinho, visando, de forma organizada, reintegrar pessoa com transtornos por uso de substancias psicoativas as à sociedade, logo, vislumbrando-se o interesse público;

Moralidade: todas obrigações, termos e organização da instituição estão devidamente em alinhamento com a ética;

Publicidade: Todos os serviços/salários/orçamentos executados com recursos públicos, são devidamente informados e prestado contato junto ao Município de Sertãozinho, conforme lei 13.019 no que se refere à transparência;